acorda
Ultimo mural de 2023, produzido em colaboração com o artista João Maciel. Aqui iniciamos um trabalho em conjunto, ancorado em nossos estudos sobre símbolos, João mais direcionado aos da alquimia, eu nas letras. Em Acorda faço, mais uma vez, menção ao ano mais quente já registrado na história da nossa civilização. Aquece. Acorda.
2023
Belo Horizonte
Beco do Dean
Mural produzido durante o Encontro de Final de Ano do Coletivo Rima Viva, no Beco do Dean, na Rua da Aclimação, bairro Barreiro, Belo Horizonte, Mais uma vez pintei o alfabeto completo, reafirmando a ideia de autonomia - com um alfabeto completo, cada um escreve o que bem quer. Mas pela primeira vez, um alfabeto magrelo, esticado, fora das proporções clássicas e acadêmicas da caligrafia gótica, até então uma das marcas do meu trabalho. Me lembra as pernas das Siriemas. Segue a tradiçãp de graffiti de modificar a anatomia das letras de uma forma que apenas quem conhece o trabalho do artista é capaz de ler.
Nome da obra: Siriema
Dimensões: 8m x 3m
Técnicas: tinta látex base água, trincha, pincel, rolinho. spray
2023
Belo Horizonte
salto mortal
Nascer é um salto mortal no escuro rumo ao desconhecido. Salto mortal é sobre a vida, a insegurança e a impermanência da nossa existència na terra. Diz também sobre a forma como tratamos nosso ambiente, entorno, planeta, futuro, chame do que quiser. Muro localizado no Centro Cultural Lindeia Regina, no Barreiro, Belo Horizonte, durante o I Festival de Arte Urbana do Barreiro - 4a etapa - produzido pelo Coletivo Rima Viva com incentivo da Lei Municipal de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado com recursos oriundos da Politica de Fomento a Cultura Municipal.
2023
Festival de Arte Urbana do Barreiro
Dia das crianças Rima Viva
Mural de Dia das Crianças no Bairro Heliopolis, Belo Horizonte. Produzido em conjunto com o Coletivo Rima Viva. Neste dia sofri com o sol e não consegui pintar a contento. Minha colaboracao ficxou restrita as letras do fundo do painel, realizado em conjunto com BSC8 e Sober.
Belo Horizonte - MG
2023
C C Bairro das Industrias - I Festival de Arte Publica
Mural produzido durante o segundo evento do I Festival de Arte Pública do Barreiro, no muro do Centro Cultural do Bairro das Industrias, no Barreiro, zona oeste de Belo Horizonte, MG. O festival é produzido pelo Coletivo Rima Viva. Muro pintado em colab com os artistas BSC8 e Sofia
#0009 - 23
Belo Horizonte - MG
imagina no verão
Mural produzido no dia 22 de outubro durante o Festival de Contracultura, na Comuna Espaço Cultural. Agradeço ao artista Tiago Lopo pelo convite. Em 2016 iniciei uma conversa com Paulo Leite, aka Piquitito, sobre um assunto que na época começava a surgir nos meios que eu circulava- a ansiedade climática. Pintei esse painel 7 anos depois de iniciada a conversa, alguns dias antes de uma onda de calor que no dia 30 de outubro de 2023 bateu o recorde histórico de temperatura registrada em Belo Horizonte, 37,4º, de acordo com o instituto TempoClima PUC Minas. Imagina no verão... Pra quem não sabe, educação científica, mudanças climáticas, a agenda 2030 e a implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS eram os temas principais da minha vida profissional até 2015, quando interrompi minha carreira pra me dedicar às letras.
22 de outubro de 2023
Belo Horizonte - MG
Escola Municipal Edson Carlos Lopes
Mural na Escola Municipal Edson Carlos Lopes, em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Produzido pelo Coletivo Rima Viva. Aqui começo formalmente a minha pesquisa sobre as tradições do graffiti - neste caso os throw-up de 2 letras. É um formato muito usado em espaços sopa de letras com pequenos espaços ou quando é preciso ser muito rápido: Normalmente utiliza as 2 primeiras letras do vulgo. A intenção é ocupar o espaço completamente, uma forma de prpevenão contra "invasores". Fora da escola, no campinho do bairro, outra manifestação usando o mesmo raciocínio, mas letras diferentes, também fazendo referência ás tradições do graffiti, neste caso, as "bubble letters".
2023
Ribeirão das Neves - MG
Pista do Barreiro
Rampa da pista de skate de alfabetos góticos e painéis na sopa de letras em muros da pista pintados durante o I Ink Meeting BH 2023, com mais de 150 artistas presentes. Projeto de revitalização da pista de skate do Barreiro, ponto tradicional de encontro da cultura Hip Hop da Zona oeste de BH. Participação a convite do artista BSC8, do Coletivo Rima Viva.
#00005-23
Belo Horizonte - MG
ninguém manda no meu texto
Essa frase eh uma tentativa de condensar ao máximo os benefícios que percebo tanto na alfabetização quanto na caligrafia. O principal atributo da palavra eh nomear as coisas. No meu texto, quem da o nome as coisas sou eu. Chamo essa sensação de autonomia.
.
Aqui tive a companhia dos artistas BSC8, Sobre e Dean, que completam o painel comigo.
.
Muro localizado no Centro Cultural Urucuia, no Barreiro, Belo Horizonte, produzido pelo Coletivo Rima Viva com incentivo da Lei Municipal de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado com recursos oriundos da Politica de Fomento a Cultura Municipal.
#0008 - 23
Belo Horizonte - MG
Universos em alfabeto
Mural na Escola Municipal Dep. Milton Salles, Bairro Buritis, Belo Horizonte. Produzido em conjunto com o Coletivo Rima Viva.
#00004 - 23
Belo Horizonte - MG
Praça da Ecologia
Pintura realizada para o evento de revitalização da Praça da Ecologia promovido pelo Coletivo Rima Viva . Vale do Jatobá - BH - MG. Técnica: tinta látex para paredes externas e pigmento líquido xadrez.
#0002-2023
Belo Horizonte - MG
além
Painel criado com o artista BSC8 em fachada residencial na ocupação da Av. Teresa Cristina com Anel Rodoviário. Técnicas: Pincel e rolo, tinta látex, spray.
#0001-2023
Belo Horizonte - MG
futuro
Painel criado em conjunto com os artistas BSC8 e Dean, do Coletivo Rima Viva, a convite do artista Skilo, para o projeto de revitalização do muro da Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista, em Betim. Técnicas: Pincel e rolo, tinta látex, tinta esmalte, tinta acrílica, spray e resina protetora.
#0003-2023
Betim - MG
traço 0010
"O homem experimenta pela imagem de uma coisa passada ou futura a mesma afecção de alegria ou tristeza que pela imagem de uma coisa presente".
Espinosa - Ética III - Proposição XVIII
O artista traça uma linha. Algo simples, dirão muitos. Mas esta linha é o verbo, o começo de tudo. Será sempre tridimensional porque a bidimensionalidade é uma mera abstração. Também não é uma reta, mas segmento de curva. Nessa linha curva há portanto, mundos. E esses mundos se fazem pela palavra, pelo verbo. Palavras que se materializam por meio das letras que a linha compõe. Cada letra que o artista traça é, assim, uma instrução mágica, também cárcere do som. As letras, linhas e imagens de Felipe são isso: marcas pictóricas de um ritual de magia que desvela mundos, que criam indescritível poesia.
Alexsys
traço 0009
Técnicas: tinta serigráfica acrílica para tecidos e ilhós em tecido de algodão cru.
Dimensões: 400 cm x 150 cm
#000012-23
2023
Belo Horizonte
traço 0008
"O homem experimenta pela imagem de uma coisa passada ou futura a mesma afecção de alegria ou tristeza que pela imagem de uma coisa presente".
Espinosa - Ética III - Proposição XVIII
"O artista traça uma linha. Algo simples, dirão muitos. Mas esta linha é o verbo, o começo de tudo. Será sempre tridimensional porque a bidimensionalidade é uma mera abstração. Também não é uma reta, mas segmento de curva. Nessa linha curva há portanto, mundos. E esses mundos se fazem pela palavra, pelo verbo. Palavras que se materializam por meio das letras que a linha compõe. Cada letra que o artista traça é, assim, uma instrução mágica, também cárcere do som. As letras, linhas e imagens de Felipe são isso: marcas pictóricas de um ritual de magia que desvela mundos, que criam indescritível poesia."
Alexsys
Técnicas: tinta acrílica serigrráfica para tecido, ilhós em lona de algodão cru.
Dimensões: 400 cm x 150 cm
#000009-23
2023
Belo Horizonte
manifeste-se
tem que nada 2
cabeças ocas
Técnicas: spray, tinta permanente grog anti buff, tinta liquid metal montana, tinta acrílica.
2023
São Paulo
vazio
Técnicas: spray, tinta serigrráfica para tecido acrílica, marcador acrilílico, giz pastel, marcador permanente, tinta de rua, ilhós e linha em tecido lona de algodão cru.
2023
Belo Horizonte
tem que nada
Técnicas: spray, tinta permanente grog anti buff, giz pastel oleoso, tinta acrílica. Dimens~
2023
São Paulo
se esta rua fosse minha
Técnicas: tinta serigráfica acrílica para tecidos e ilhós em tecido de algodão cru
Dimensões: 51 cm x 138 cm
#00003-23
2023